Topo

Grêmio vê concorrentes mais entrosados e evita 'fantasma' com problemas ofensivos

Vanderlei Luxemburgo não quer ver "fantasma" sobre dificuldades ofensivas do Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
Vanderlei Luxemburgo não quer ver 'fantasma' sobre dificuldades ofensivas do Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

10/08/2012 09h46

O Grêmio apresentou, na quinta-feira contra a Ponte Preta, o mesmo problema de vários outros jogos. Quando encontra uma defesa fechada, o time gaúcho sofre para marcar. Mesmo assim, o técnico Vanderlei Luxemburgo evita 'ver fantasmas' sobre o ataque do time. Segundo o comandante, os concorrentes da ponta de cima da tabela levam vantagem sobre o Grêmio pois estão jogando juntos há mais tempo.

"Minha análise é diferente do crítico pois sou o comandante do time. Não se ganha todos os jogos do Brasileirão, é difícil encontrar um adversário frágil. Estamos no caminho certo e não quero ficar vendo fantasma sobre o ataque. O Grêmio tem que jogar com consistência. Vamos encontrar dificuldades, mas todos encontram. O Inter, por exemplo, não venceu o Náutico em casa. Está tudo muito igual", lembrou Luxemburgo em entrevista coletiva.

O ataque gremista já havia apresentado dificuldades contra defesas retrancadas. Foi este, talvez, o principal fator para saída da Copa do Brasil. Quando o Palmeiras jogou fechado no Olímpico, se manteve sem levar gols e marcou dois fora de casa.

O mesmo expediente ocorreu no Brasileiro gerando vitórias sofridas nos últimos minutos. Outras vezes a sorte não sorriu e o time gaúcho acabou derrotado. Mas tudo está dentro do esperado pela comissão técnica.

A análise de Vanderlei Luxemburgo aponta os oponentes pelas vagas na Libertadores mais entrosados que a equipe azul, branca e preta da capital gaúcha.

"Eu tenho dito que há times juntos há muito mais tempo que o Grêmio, e são nossos adversários diretos no Brasileirão. O Vasco mudou muito pouco, por exemplo. O Fluminense mantém uma equipe junta há mais de um ano. Nós estamos em formação durante o campeonato", avaliou o comandante de campo.

A delegação gremista permanece em São Paulo. A cidade de Atibaia será base para treinamentos até o jogo do próximo domingo contra o tricolor paulista no Morumbi, às 16h, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para este jogo Vilson está fora pois lesionou o ombro direito e Fernando volta após cumprir suspensão.