Topo

Libertadores - 2019

Possível invasão corintiana na porta do Pacaembu preocupa moradores e até flanelinhas

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 06h05

O Corinthians enfrentará o Millonarios com arquibancadas vazias conforme punição imposta pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Impedidos de entrar no Pacaembu, torcedores se mobilizaram em redes sociais para promover “invasão” nos arredores do estádio. Esse fluxo concentrado na entrada da praça esportiva causou apreensão por parte dos moradores do bairro e alterará o comércio local.

Até quem atua de forma ilegal se viu prejudicado com o veto da torcida. Vendedores de cartão de estacionamento e flanelinhas projetam faturamento menor. O guardador de carros Flávio acredita que terá faturamento menor com a proibição de torcedores no estádio. Por noite, ele diz faturar em torno de R$ 200. Alguns flanelinhas chegam a faturar R$ 500 em dias de grandes jogos.

CONMEBOL LIBERA TRANSMISSÃO DE CORINTHIANS X MILLONARIOS NA TV

  • A Conmebol informou nesta quarta-feira que a imprensa terá livre acesso para a partida entre Corinthians x Millonarios, às 22h, nesta quarta, no Pacaembu, pela Libertadores.

    O assessor da entidade, Nestor Benítez, destacou ao UOL Esporte que o clube paulista e a CBF foram notificados da liberação de imagens da partida, vetando somente a presença de torcedores nos jogos do clube de Parque São Jorge na competição. Rede Globo e Fox Sports, detentores dos direitos de transmissão, vão exibir a partida.

    ?Já está tudo certo. O Corinthians e a CBF já foram comunicados. O trabalho da imprensa será normal no Pacaembu, sem nenhum impedimento?, destacou Nestor Benítez.

Segundo o vendedor, menos pessoas se dirigirão ao Pacaembu após o anúncio da Conmebol. Além disso, os torcedores deverão ocupar espaços antes destinados a veículos nos arredores do estádio.

“Seria melhor se todos pudessem entrar. Com todo mundo aqui fora não vai ter muito carro e vai ter muita gente”, conta o vendedor, que admitiu ter atuado também como flanelinha.

A prática exercida pelos flanelinhas é ilegal. Quando detidos pela polícia, os guardadores são levados à delegacia, mas liberado posteriormente.

Instalada dentro da praça Charles Miller, a banca Pacaembu fechará mais cedo por orientação da Polícia Militar. O grande número de torcedores durante o jogo pode provocar danos na banca.

“A banca não funciona em horários de jogos. Mas para essa quarta, vamos fechar 4h antes da partida. Acontece muito de torcedor nos ameaçar quando acaba o cigarro e o troco. Eles xingam e gritam. Não sabemos como será a reação da torcida toda aqui fora”, disse Felipe Henrique, funcionário da banca.  

Presidente da associação “Viva Pacaembu por São Paulo”, o engenheiro Rodrigo Mauro diz ter recebido da Polícia Militar a informação de que o efetivo será reforçado para a partida pela Libertadores.

“Será que serão instalados sanitários na praça? Dentro do estádio tem banheiros, mas como dar conta de milhares de torcedores fora. Nossa preocupação não é apenas com os moradores, mas com a segurança de todos os envolvidos. Esperamos que não haja a depredação de uma área tombada”, destaca o presidente da associação.

São diversas as reclamações feitas por moradores do bairro em dias de grandes jogos. Torcedores urinam nas ruas, brigam a metros de distância do estádio, estacionam veículos de forma irregular e ameaçam moradores.

A baderna, normalmente, sofre uma pausa durante a partida, mas recomeça depois do apito final.

“Diferentemente de outros jogos aqui no Pacaembu, a torcida do Corinthians vai ficar o tempo todo fora do estádio. Vai haver alguma operação da polícia para controlar a torcida?”, indaga Iênidis Benfati, moradora.

GAVIÕES DESCARTA IDA À PORTA DO PACAEMBU E ANUNCIA TELÃO NA SEDE

  • A torcida uniformizada Gaviões da Fiel anunciou nesta terça-feira que não levará integrantes para o acesso ao estádio Pacaembu.

    Inicialmente, foi cogitada a presença de vários membros de organizadas do clube na porta do estádio para apoiar o time, que enfrenta o Millonarios, quarta-feira, às 22h, pela Libertadores, em duelo sem entrada de torcedores no estádio. A Gaviões informou que instalará um telão em sua sede, convocando seus integrantes a comparecer. Membros da Gaviões permanecem detidos na Bolívia.

    Integrantes da Pavilhão 9 também estão reclusos, apontados pela polícia boliviana como cúmplices na tragédia que vitimou Kevin Espada, morto após ser atingido por um sinalizador no empate entre San José x Corinthians, em Oruro.