Topo

Alvo da tietagem, Neymar e Gaúcho vão a jogo sem declarações sobre carinho paraense

Neymar e Ronaldinho são os dois principais alvos do fanatismo do torcedor em Belém - Antonio Scorza/AFP
Neymar e Ronaldinho são os dois principais alvos do fanatismo do torcedor em Belém Imagem: Antonio Scorza/AFP

Bruno Freitas

Em Belém

28/09/2011 10h00

Quem seguiu os passos da seleção brasileira em Belém nos últimos dias assistiu a cenas de histeria pura e muita paixão do torcedor paraense em relação à equipe nacional, principalmente direcionada a Neymar e Ronaldinho Gaúcho. No entanto, os dois jogadores mais populares do grupo reunido para a partida desta quarta contra a Argentina não emitiram uma palavra sequer para ir de encontro ao carinho local.

TUDO PARA VER NEYMAR

  • Bruno Freitas/UOL

    Meninas se aglomeram em frente ao hotel da seleção, em cena comum nos últimos dias em Belém

Os ídolos de Santos e Flamengo estão entre os poucos do grupo que não foram escalados para as entrevistas em Belém e nem mesmo se pronunciaram na segunda-feira, na apresentação à comissão técnica, quando os jogadores costumam falar à imprensa sem designação prévia. Desta forma, a legião de fãs locais ficou sem uma palavra que compensasse as inúmeras demonstrações de carinho exclusivas à dupla de ídolos.

A pequena exceção aconteceu na manhã da última terça, quando, diante da insistência de seu pelotão de fãs adolescentes na porta do hotel que hospeda a delegação, Neymar acabou sendo conduzido pelo staff da CBF a uma varanda para acenar brevemente para as meninas.

O craque do moicano é o principal alvo das manifestações de carinho da torcida paraense. No treino aberto de segunda-feira, o santista recebeu uma chuva de declarações de meninas em forma de cartas, animais de pelúcia e outros presentes. Já na porta do hotel, um grupo de garotas fãs do santista manteve prontidão por dois dias, marcando presença com muitos berros.

A demanda por atenção de Neymar foi tamanha em Belém que o técnico Mano Menezes admitiu que chegou a tratar do tema internamente no ambiente de seleção.

QUER O UNIFORME DA ARGENTINA?

O UOL Esporte dará uma camisa oficial da Argentina para quem for o mais rápido a completar o desafio que será lançado na nossa página no Facebook. A pergunta estará disponível às 18h do dia 27 de setembro.

“A gente até estava conversando sobre isso, sobre diferença do sentimento para a seleção e do sentimento para o Neymar. São jovens meninas, que nutrem sentimento individualmente por ele. Isso é preciso saber separar as coisas, o tipo de comportamento e o tipo de identificação. É um ídolo, acima de tudo. Em certos momentos deve ser bastante difícil para um jovem como ele discernir”, comentou Mano na última terça-feira.

O treinador, no entanto, diz que momentaneamente não vê necessidade de tratar o tema com Neymar. “Não gosto de ficar interferindo muito. Quando o jogador precisa ele procura”, afirmou.

Brasil e Argentina se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no jogo de volta do confronto conhecido como Superclássico das Américas. Os rivais vêm de empate sem gols na partida de ida, em Córdoba, há duas semanas. Isso significa que qualquer vencedor em Belém fica com a taça. Em caso de nova igualdade, o título será definido nos pênaltis.