Topo

'Gerente da cartilha' deixa o Flamengo por falta de salários e indisciplina no grupo

Principais jogadores do Flamengo debocharam da cartilha implementada pelo gerente -
Principais jogadores do Flamengo debocharam da cartilha implementada pelo gerente

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/05/2012 15h06

Autor da polêmica cartilha distribuída ao elenco do Flamengo no final de março, o gerente de futebol do clube, Jairo dos Santos, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira. Incomodado com a falta de salários - ele não recebeu nenhum dos três meses trabalhados - e também com algumas indisciplinas do grupo, o gestor abandonou o projeto que tinha como objetivo organizar o departamento mais polêmico do clube.

ZINHO RECLAMA DE PRESSÃO, VÊ FLA "DEVAGAR" E REVELA PAPO COM R10

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Após duas semanas no cargo de diretor executivo do clube, Zinho já conhece muito bem os problemas do Flamengo. O ex-jogador teve que trabalhar para colocar panos quentes em polêmicas – “Não há um dia em que não aconteça algo” – e encarou a pressão de estar no comando do futebol rubro-negro. Em entrevista ao jornal Extra, Zinho lembra ter visto um time devagar em seus primeiros dias no Ninho do Urubu e afirma não ter gostado da estreia no Campeonato Brasileiro. Uma conversa com Ronaldinho Gaúcho sobre salários atrasados também fez parte de seu trabalho

Com aproximadamente R$ 50 mil a receber do Flamengo, Jairo não escondeu sua insatisfação com alguns episódios recentes no rubro-negro. Além das piadas feitas pelo manual que pedia, entre outras coisas,"vontade de deitar cedo dos atletas", o gerente revelou a chateação com a dificuldade para se implementar uma gestão disciplinar no elenco.

"Foram inúmeros fatores que culminaram com esse pedido de demissão. Cheguei com a missão de organizar a parte técnica do departamento de futebol do Flamengo, mas as coisas ali no clube não são fáceis. Primeiro, colocaram meu contrato na gaveta, não assinaram e deixaram de me pagar todo o período trabalhado. Depois, tive que conviver com algumas indisciplinas dentro do grupo. O entorno não ficou favorável para que o trabalho fosse feito", justificou Jairo, dando mais detalhes sobre os problemas que teve no grupo.

"Os códigos de conduta são normais nos grandes clubes do mundo, mas aqui os jogadores preferiram fazer piada. A verdade é que as pessoas não querem que a coisa seja séria no Flamengo. Isso é muito preocupante. Não adianta mudar as peças de comando, como gerente, diretor. Tem que mudar a mentalidade de quem está lá dentro do campo. Precisam de responsabilidade", disse o ex gerente de futebol do Flamengo.

Apesar de toda a chateação pela falta de pagamento e, principlamente, pela indisciplina dentro do grupo, Jairo dos Santos acredita que conseguiu plantar alguma semente no pouco tempo de trabalho. Com oito Copas do Mundo no currículo, o ex observador da seleção brasileira assegurou que houve uma mudança na política de contratações do Flamengo neste pouco tempo.

"Se tem uma coisa que posso comemorar, é a mudança na questão das contratações. Hoje, comissão técnica e diretoria têm mais cuidado com os nomes que chegam para o time. Não fazem tanta loucura e dão prioridade aos atletas que podem gerar uma receita futura. Espero que a indisciplina e alguns maus costumes mudem, mas que isso fique", finalizou Jairo.

Procurado para comentar as declarações do gerente e falar sobre a saída do homem que tentou implementar a cartilha no futebol do Flamengo, o vice de futebol do clube, Paulo César Coutinho, não atendeu as ligações da reportagem do UOL Esporte.

Sem Jairo, o diretor executivo Zinho assume o comando único do departamento de futebol do Flamengo. O dirigente tenta resolver as missões de salário, disciplina e contratações.