Topo

Bellucci vence Karlovic, faz decisão do torneio de Moscou e chega à 1ª final em quadra rápida

Thomaz Bellucci rebate bola no jogo contra o croata Ivo Karlovic - EFE/Sergei Ilnitsky
Thomaz Bellucci rebate bola no jogo contra o croata Ivo Karlovic Imagem: EFE/Sergei Ilnitsky

Do UOL, em São Paulo

20/10/2012 15h45

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci venceu o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (5/7), 6/4 e 6/4, e chegou à final do ATP de Moscou, na Rússia. Será a primeira final de paulista de Tietê em quadras rápidas.

A decisão será no domingo, contra o italiano Andreas Seppi, que venceu na semi Malek Jaziri, da Tunísia, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, na outra semifinal.


Bellucci, número 41 do ranking de entradas, tem três títulos de simples em sua carreira, mas nunca venceu nenhum em quadra rápida. Todos foram no saibro: Gstaad (2009 e 2012) e Santiago (2010).

 

O primeiro set prevaleceu totalmente os saques dos tenistas. Ninguém conseguiu quebrar serviços.

Bellucci teve as melhores chances de conseguir, mas falhou. Fez pressão no oito e nono games, chegando a levar para a igualdade em 40, mas o croata conseguiu se safar.

No último game apenas o brasileiro teve dificuldades. Mas salvou dois break-points e levou o set para o tie-break. Lá, cada tenista manteve seu saque até o empate por 5 a 5. Depois, o croata quebrou o brasileiro e teve um 6 a 5 a seu favor. Sacou, manteve o serviço e fechou o primeiro set.

No segundo set, o panorama não mudou. Cada um mantinha seu saque, até com mais facilidade do que fora no primeiro set. Até Bellucci fazer 5 a 4. No décimo game, o croata cometeu muitos erros não forçados e permitiu ao brasileiro a quebra e a igualdade no jogo.

O show de aces e serviços mantidos continuou no terceiro set. Mas, assim como no segundo set, o brasileiro deixou para quebrar em game decisivo. Quando Karlovic sacava em 4/5, o paulista arriscou nas devoluções e contou com a piora no saque do rival. Fechou em 6/4.

Karlovic terminou a partida com 19 aces, seis a mais do que o brasileiro.