Topo

Brandão pede desculpas por agressão a Thiago Motta

18/08/2013 11h13

BASTIA, França, 18 Ago 2014 (AFP) - O atacante brasileiro do Bastia Brandão pediu perdão pela agressão de sábado ao compatriota Thiago Motta, nesta segunda-feira pelas redes sociais.

"Quero pedir perdão a meu colega Thiago Motta e aos meus companheiros e peço a compreensão dos meus amigos e torcedores. Que Deus os abençoe", escreveu o brasileiro.

Cerca de uma hora depois das publicações, as mensagens de Brendão foram apagadas de suas contas no Facebook e no Twitter.

Mais cedo, o Bastia condenou "de forma inequívoca" a cabeçada que Brandão deu em Thiago Motta, mas preferiu não sancionar o jogador, deixando a responsabilidade de julgá-lo à Comissão de Disciplina da Liga de Futebol Profissional (LFP).

O incidente ocorreu no túnel que leva ao vestiário no estádio Parque dos Príncipes e foi flagrado pelas câmeras de segurança do clube da capital, depois da vitória por 2 a 0 do PSG sobre o Bastia.

O PSG informou no domingo que Thiago Motta, brasileiro naturalizado italiano, havia sofrido uma fratura do nariz.

A Comissão de Disciplina da LFP deve examinar o caso na quinta-feira e, a princípio, anunciar uma medida de suspensão provisória antes de uma investigação mais profunda.

"À espera de novos elementos, o Sporting Club Bastia se reserva a possibilidade de ação posterior no caso. Os dirigentes, a comissão técnica e os jogadores não querem substituir de maneira alguma as instâncias habilitadas a impor sanções esportivas", afirmou o Bastia.

O PSG também divulgou um comunicado, no qual lamentou "a ausência de sanção tomada (pelo Bastia) contra Brandão".

O treinador do Bastia, Claude Makelele, que já foi jogador e auxiliar técnico do PSG, tinha avisado no sábado que só iria punir o brasileiro se tiver a prova que foi ele que começou a confusão. "Se meu jogador começou, é uma atitude indigna de um profissional e tomaremos medidas", explicou o ex-volante da seleção francesa e do Real Madrid.

'Massacre midiático' O clube da capital denuncia um gesto "premeditado", "imperdoável" e de "rara violência", que "merece uma punição exemplar da Comissão de Disciplina da LFP", que deve examinar o caso na quinta-feira.

Já o Bastia fez questão de lamentar "o comportamento também inaceitável de alguns jogadores que não param de insultar ou provocar os adversários", referindo-se a declarações de um zagueiro do time, Julian Palmieri, que, em entrevista à rádio francesa RMC, acusou Thiago Motta de ter passado toda partida de sábado xingando jogadores do Bastia.

O presidente do Bastia, Pierre-Marie Geronimi, denunciou "o massacre midiático" da imprensa francesa contra Brandão.

"Ele vem sendo massacrado por jornalistas há semanas, meses, anos... 'Brandão é um cavalo, precisa ir embora'. Como vocês chamam isso? É um verdadeiro massacre", denunciou o cartola.

O atacante de 34 vem sendo criticado desde que chegou à França, em 2009, pelo estilo de jogo muito mais baseado na força física e na catimba do que pela qualidade técnica.

Depois da partida, o técnico Laurent Blanc revelou que Brandão também tinha sido violento durante a partida, agredindo o lateral holandês Gregory Van der Wiel com uma joelhada nas costas.

Van der Wiel sofreu uma "fratura transversa na segunda vértebra lombar", lesão parecida com a de Neymar na Copa do Mundo, que teve a terceira vértebra fraturada na Copa.

O presidente do PSG, o catariano Nasser al-Khela¯fi, pediu no sábado que Brandão seja banido para sempre do esporte.

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Estado de Esportes da França, Thierry Braillard, definiu como "escandalosa e inadmissível" a agressão de Brandão.

O brasileiro também se envolveu numa polêmica extra-campo, quando foi acusado de estupro em 2011, mas acabou sendo absolvido.